23 de de 2020
A loira tcheca mais famosa é a cerveja de pilsen
À distância de uma hora a sudoeste de Praga está a cidade de Pilsen (Plzeň), uma das capitais mundiais da cerveja. A cidade também surpreende pela atmosfera e a beleza de seus recantos.
Não há melhor maneira de celebrar um bom momento, com felicidade e alegria, do que segurando um jarro da rica bebida que é a cerveja. Sobre isso, os tchecos bem conhecem, porque Tchéquia é um dos países onde a cerveja é mais apreciada, produzida com alta qualidade e onde o consumo é mais popularizado.
Há várias maneiras de prepará-la. Por exemplo, as cervejas com baixa fermentação são do tipo lager - armazém, em alemão, porque elas eram armazenadas para a conservação. O tipo lager tem variedades - como Pilsen, produzida nessa bela cidade e uma das mais consumidas.
Sabor peculiar e reconhecido
“Pilsen” é o tipo de cerveja mais consumido, por exemplo, por espanhóis. O paladar dos amantes dessa bebida foi educado por sabor peculiar. É amargo e macio, com a cor dourada clara, ou seja, loira, muito refrescante, e o tipo mais difundido na Espanha.
O estilo pilsener começou a ser elaborado na cidade no século 19, quando Pilsen ainda pertencia ao império austro-húngaro. A peculiaridade de seu maltado, o excelente lúpulo de Žatec e as águas puras da região são os fatores que fazem da cerveja tcheca uma marca registrada e muito peculiar.
Em grande parte, a qualidade da pilsener reside nas excelentes águas tchecas. O que não é tão conhecido é o característico maltado da cevada da Morávia - é um segredo do produtor, assim como a levedura. Por último, uma das chaves do sucesso é o lúpulo tcheco da Boêmia (variedade Saaz).
Um lugar para ver e saborear
Uma das principais razões para visitar Pilsen é conhecer mais sobre esta bebida. Existem dois lugares indispensáveis: o Museu da Cerveja e a fábrica. Conhecer o processo de elaboração e seus segredos, ver as dependências e, sobretudo, finalizar a visita saboreando-a em sua temperatura ideal, retirada do barril, sem filtragem, com seu aroma característico, aquela inconfundível cor dourada e branca espuma. Que linda! Para muitos, o melhor da vida.
Há vários lugares para desfrutar da bebida em Pilsen. Em um dos terraços da Praça da República, fundada no século 13; e no centro da cidade, a contemplar seus edifícios, entre os quais se destaca a Catedral de São Bartolomeu e sua torre de vigia, com altura de 100 metros - indispensável mirante para apreciar a cidade do alto.
Outro lugar essencial não está à vista - é subterrâneo. Um labirinto de corredores, poços e adegas que se estende por 17 km ao longo do subsolo. Lugares medievais que serviam de armazém desde o século 14.
Efemérides espumosas
Na República Tcheca, o Dia da Cerveja é 27 de setembro - véspera da data comemorativa a São Venceslau. Já no século 14, o imperador Carlos IV proclamou Venceslau o santo patrono da "bebida nacional". Data comemorada em todo o país, a celebração conta com a participação de centenas de bares e é o momento certo para saborear, com moderação, diferentes cervejas exclusivas que acompanham cardápios especiais, visitar fábricas e conversar com os produtores, mas, acima de tudo, saborear.
Apenas uma semana depois da data nacional, Pilsen celebra a sua própria festa. Chamado a Pilsen para qualificar a produção de cerveja, o mestre cervejeiro alemão Josef Groll criou o estilo pilsener – que apresentou para consumo, pela primeira vez, em 05 de outubro de 1842. Desde então, o estilo se espalhou pelo mundo, dado o seu atraente sabor. O êxito é comemorado anualmente, durante o Festival da Cerveja em Pilsen. No centro das comemorações há restaurantes, cervejarias e lojas que contribuem para a festa, animada por muita música e diversão. Desfrutar integralmente é beber com moderação!
Bem perto:
- Domažlice, bela cidade histórica
- Mariánské Lázně e seus balneários
Regresar